sexta-feira, 27 de abril de 2012

OBRIGADO, PEP...


Por Diogo Simões

Não sou de escrever textos sobre futebol. E não me pergunte o porquê, pois não tenho idéia da resposta. Amo o futebol! Um esporte fascinante, principalmente quando seus protagonistas nos encantam e nos fazem querer acompanhar sua trajetória por pura admiração, e não por uma paixão.

Escrevo porque hoje se encerra um ciclo do melhor time que vi jogar ao longo dos meus 33 anos. Hoje, Pep Guardiola anunciou sua saída do Barcelona após quatro anos de puro deleite aos espectadores e amantes do esporte. A mim só resta um “muito obrigado por tudo, Josep Guardiola.”


Tudo bem, não vi muitos times incríveis como o Santos de Pelé, o Botafogo de Mané e seu compadre, nem o Flamengo do Leo e seus amigos cabeludos. Não acredito ser necessário isso, para saber que o Barcelona que testemunhamos durante esses quatro anos foi o maior time de todos os tempos. Foi a forma de jogar mais bela e dominante e porque não dizer imobilizadora, tamanha impotência dos adversários a correr os olhos para um lado e para o outro, trançando pernas e pescoços num balé catalão onde todos dançam até o momento máximo! O Gol? Não...o gol do Barcelona!!! Gol de Messi, de Xavi, Iniesta, Villa, Dani, Pedro...enfim, gooooool “DE” Barcelona.

Pep Guardiola é o melhor treinador que já existiu? Não. Aliás é quase impossível mensurar isso a não ser através de resultados numéricos, o que pode não ser tão justo.( Talvez o melhor seja Sir Red One...). O que aconteceu foi uma mágica digna do nosso querido Sobrenatural de Almeida e seus amigos deuses do futebol. Ou simplesmente, rolou a química. Por isso, temo pelo futuro deste Barça. Este que me faz escrever sobre futebol. Mas infelizmente, algo me diz que chegamos mesmo ao fim de uma Era.

Tomara que a mágica esteja ali, nos incríveis filhos da escola Barça de futebol e alguns coleguinhas das escolas vizinhas que formam essa trupe. Que a mágica continue e claro, evolua. A evolução será estritamente necessária para a sobrevivência catalã. E claro, que o Sobrenatural de Almeida e seus amigos me faça perceber, ou melhor, ver com meus próprios olhos, que eu estava enganado e essa Era continuará, não só pelos lados do Camp Nou, como comece a se espalhar pelo mundo. E por que não atravessar o atlântico? Nossa...imaginem só.......

2 comentários:

  1. Imagine a escola Barcelona de administracao de clubes fazendo sucesso aqui tb heim ... nossa ...

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que futebol não é muito a minha praia. Mas o texto está ótimo. Mas agora vou mesmo é ler o sobre show do Roger Waters... Fiquei tentada. :P

    ResponderExcluir